terça-feira, 11 de outubro de 2011

PARABÉNS PARA O CRISTO REDENTOR


Um dos principais cartões-postais e símbolo de fé do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor completa 80 anos, nesta quarta-feira dia 12 de outubro


De braços abertos, o monumento que já recebeu milhares de turistas e celebridades terá uma programação especial para comemorar a data. 

Situado no topo do Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, foi inaugurado às 19h 15min do dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do cristianismo, o monumento tornou-se um dos ícones mais conhecidos internacionalmente do Rio de Janeiro e do Brasil. 





 



No dia 7 de julho de 2007, em Lisboa, no Estádio da Luz, foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo. Ao todo, 21 monumentos de diversos países participaram da eleição. 

Dos seus 38 metros, oito estão no pedestal e trinta na estátua, a qual é a segunda maior escultura de Cristo no mundo, atrás apenas da Estátua de Cristo Rei, na Polônia.


Ao longo das oito décadas, o principal símbolo do Rio de Janeiro ainda desperta polêmica dos herdeiros dos envolvidos na construção do cartão postal. Parentes de Landowski alegam que ele é o autor da obra, enquanto a família do engenheiro Costa o aponta como idealizador do projeto

A Arquidiocese do Rio é a detentora dos direitos de imagem da obra.

O Cristo Redentor passou por diversas obras de revitalização. 




Em 2002, o acesso ao monumento foi facilitado com a construção de elevadores panorâmicos e escadas rolantes. Antes, os turistas tinham que enfrentar 220 degraus para chegar até os pés da imagem...


Em 2009, o Cristo Redentor foi tombado definitivamente como patrimônio nacional. O anúncio foi publicado em 3 de dezembro no Diário Oficial, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Nesta terça-feira (11), foi publicado um decreto municipal que também determina o tombamento do Cristo

Segundo a prefeitura do Rio, a medida visa preservar o monumento.



Veja a programação especial dos 80 anos do Cristo Redentor

12 de outubro

No santuário do Cristo Redentor

8h - Benção aos Visitantes
9h30 - Esquadrilha da Fumaça
10h - Santa Missa com Dom Orani João Tempesta
11h30 - Angelus Solene
12h - Inauguração dos Bustos Dom Sebastião Leme e Heitor Da Silva Costa
12h30 - Banda Marcial Dragões Iguaçuanos
13h - Bolo comemorativo de 8 Metros

Show da Paz – Aterro do Flamengo
 
18h às 22h – A produção pede que o público compareça ao show vestido de branco e leve celulares e isqueiros, para serem ascendidos durante a celebração. O registro do show será lançado em DVD e CD. No repertório estão às canções Ave-Maria, Jesus Cristo, Samba de Verão, entre outras composições.

Estão confirmadas as presenças de Alexandre Pires, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Beth Carvalho, BossaCucaNova, Buchecha & DJ Marlboro, Casuarina, Davi Moraes & Thaís Gulin, DJ Man & Rodrigo Sha, Eduardo Dussek, Elba Ramalho, Eliana Brito & Dunga, Fernanda Abreu, Jorge Aragão, Leila Pinheiro, Marcos Valle, Miúcha, Pe. Omar, Roberto Menescal, Sandy, Sombrinha, Tiago Abravanel e Zeca Pagodinho – e ainda as escolas de samba Beija-Flor e Mangueira, a jazzista americana Stacey Kent e um ballet de 20 bailarinos coreografado por Caio Nunes.



O Cristo Redendtor está sempre de braços abertos para o povo brasileiro!


Dê Toledo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário